terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Alunos deficientes do Projeto Atleta Solidário participam da 3ª Corrida Oral-B

Desde 2005, o projeto coordenado pela Fundação Orsa promove a inclusão social de crianças e adolescentes com os mais diversos tipos de deficiências

No próximo dia 27 de janeiro, em São Paulo, pela terceira vez alunos do Projeto Atleta Solidário, da Fundação Orsa, estarão entre os corredores na disputa da 3ª Corrida Oral B, organizada pela Corpore - maior clube de corredores da América Latina e centro de referência para esportistas.

Além de promover a inclusão social, a participação dos alunos do Projeto Atleta Solidário em competições desportivas traz um grande significado. Para muitos deles, a presença nessas provas já é considerado uma grande vitória, pois precisaram vencer muitas barreiras para alcançarem a linha de partida.

No período que antecede as provas, voluntários do Grupo Orsa – corporação que destina 1% de seu faturamento bruto anual à Fundação Orsa – e da comunidade de Barueri (cidade sede do projeto) participam de todo o processo de treinamento dos alunos. Cada participante obtém um laudo médico, cujo documento autoriza e assegura a participação deste em competições esportivas. Durante a realização da competição, guias voluntários da Corpore e do Grupo Orsa organizam o aquecimento dos atletas e os acompanham durante todo percurso da competição.

O projeto Atleta Solidário promove o desenvolvimento de práticas esportivas como forma de inclusão social de pessoas com deficiência e proporciona a participação de seus alunos em competições nacionais e estaduais durante o ano inteiro. A Corrida Oral B possui um grande diferencial frente às outras provas do calendário paulistano. O evento visa sensibilizar os participantes para um mal que atinge milhares de brasileiros - o Câncer Bucal. A Fundação Orsa e seus Atletas Solidários disseminam as práticas de prevenção do câncer bucal e, pelo que tudo indica, vão fazer sucesso na corrida." Sobre a Fundação Orsa

A Fundação Orsa é uma instituição sem fins lucrativos que norteou suas primeiras ações na formação integral da criança e do adolescente. Criada em 1994, ao longo dos anos se especializou no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda e garantia de direitos. Hoje, também foca suas ações no fortalecimento de políticas públicas e no desenvolvimento sustentável de territórios, por meio de um modelo que integra ações ligadas aos âmbitos produtivo, social, ambiental e humano.

O modelo de atuação em rede envolve colaboradores, clientes e comunidades locais, além de universidades, órgãos governamentais, empresas e a sociedade civil organizada. A maior parte dos recursos utilizados em suas iniciativas é repassada pelo Grupo Orsa, que lhe destina 1% de seu faturamento bruto anual (independentemente do resultado financeiro) como mostra de compromisso com o desenvolvimento sustentável. Até 2006, o valor desses investimentos somou R$ 122 milhões.

Acesse o site da Fundação Orsa www.fundacaoorsa.org.br

Nenhum comentário: