sábado, 17 de novembro de 2007

MÃO BIÔNICA É TESTADA NO BRASIL



A mão biônica começa a ser testada pela primeira vez no Brasil. A prótese eletrônica vem da Escócia e simula os movimentos dos dedos com perfeição.

Digitar no computador ficou mais fácil. Os traços em cada desenho são mais firmes. Conquistas para o aposentado Celso Marcarenhas, que perdeu as duas mãos em um acidente com um rojão há 18 anos. É o primeiro brasileiro a testar a mão biônica, segundo os representantes da prótese no país. "A sensação é de ter a mão verdadeira de volta", diz ele.
Com as próteses convencionais, os movimentos são mais limitados: apenas três dedos se movem, como se estivessem formando uma pinça. A mão biônica tem motores independentes em cada dedo, o que permite uma movimentação mais parecida com a mão humana e isso facilita muito o dia-a-dia dos pacientes.
Beber café sem derrubar o copo, pegar objetos delicados, segurar um ovo sem quebrar. "Principalmente coisas pequenas para segurar, coisas que antes tentava fazer com outra prótese não conseguia, gerava frustração, com essa consigo", acredita Celso.
A mão biônica pesa 700 gramas, é feita de fibra sintética movida à bateria. Dois sensores são colocados nos músculos do braço. Quando eles se contraem enviam um sinal, que passa por fios. A informação vai parar num chip dentro do equipamento. Tudo acontece em milésimos de segundos.
É preciso fazer fisioterapia para se adaptar. Quem já testou percebeu: até um simples aperto de mão fica muito melhor.

Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário: